NOTÍCIAS

RADAR ONLINE NOTÍCIAS ENTREVISTA: ANTÔNIO PIRES (Pré-candidato pelo PCdoB)

7/09/2016 Luiz Carlos Nascimento 0 Comments

Antônio Pires: coragem para enfrentar os poderosos

Antônio Pires e Flávio Dino (governador do Maranhão)


 
Pré-candidato a prefeito de Coelho Neto, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Antônio Pires (PCdoB) tem se revelado uma incômoda novidade para os poderosos grupos políticos que, há anos, se perpetuam no poder do município.



 O crescimento do projeto de candidatura do ex-líder sindical ganha corpo, a cada dia. Pires possui quatro mandatos de vereador, três como o mais votado. Ousadia não falta a ele, que presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade. “Ao longo dos anos, tenho me especializado em negociações em defesa dos trabalhadores e não tenho duvidas que irei transformar este município em uma grande mesa de negociação com o Governo Federal e o Governo Estadual.
Iremos negociar com todos os segmentos da sociedade também”, declara com conhecimento de causa. 

Leia a entrevista:

Radar Online Notícias: Coelho Neto enfrenta hoje uma das piores crises de sua história administrativa. Como o senhor avalia a situação atual do município?
 
Antônio Pires: De fato, o nosso município atravessa umas das piores crises políticas e administrativas da história. Coelho Neto está sem comando, sem organização, com uma administração que não tem compromisso com nossa população. A cidade está abandonada e basta percorrermos poucos quilômetros para perceber. Hoje nós temos menos de 50 mil habitantes e arrecadamos em torno de 6 milhões por mês, sendo aproximadamente 1 milhão para a Saúde, 3 milhões oriundos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), 2 milhões do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e, no entanto, não tem uma única obra em andamento, todas paradas! Na Saúde, a situação é um verdadeiro desrespeito ao nosso povo, sem medicamento. Não há nem mesmo lençol nas camas. Todos esses são direito da população, assegurados por nossa Carta Magna. Ou seja, a Constituição do Brasil tem sido rasgada, todos os dias, em Coelho Neto. Desta forma, não há como avaliar com preocupação e até indignação a situação da nossa terra.

 
Radar Online Notícias: Neste cenário, a sua pré-candidatura a prefeito surge com muita força e cresce, a cada dia, com mais adesões. A que o senhor atribui esse crescimento da preferência do eleitorado pelo seu nome?

 
Antônio Pires: Hoje nossa pré-campanha é a que mais cresce no município. E um dos fatores para tal crescimento é um enorme anseio popular por mudança. A sensação que predomina em cada esquina de Coelho Neto é a de que as pessoas não mais suportam viver nesta situação, que não acreditam mais no poder público municipal. É exatamente por isso que temos sido tão bem recebidos, em cada lugar onde passamos. Muitas pessoas me encontram e me emocionam ao dizer: “Eu já tinha prometido que não iria mais dar meu voto mais para ninguém. Antônio, tu é o único que eu confio, é a nossa esperança”. Sou filho da terra, um trabalhador rural, conheço como ninguém o nosso município - tanto a zona rural como a zona urbana - conheço nossos problemas, principalmente do povo pobre da nossa terra. Tenho quatro mandatos de vereador, três deles como o mais votado e, ao longo desses anos, me preparei para ser o prefeito do nosso município. Fazemos um trabalho muito importante com o homem do campo, com as camadas mais humildes da nossa população, não precisamos de um prefeito rico e, sim, de um prefeito que ame e respeite o nosso povo e que possa trabalhar por ele.

 
Radar Online Notícias: Os seus opositores afirmam que o senhor já foi aliado do prefeito Soliney, inclusive já tendo defendido a administração atual. Como o senhor justifica essa “mudança de lado”?

 
Antônio Pires: Na vida pública, aprendi que não se deve ter muro. Ou você está de um lado ou do outro. E eu sempre fui um homem de posição, nunca me acovardei e fiquei em cima do muro. Mas todos nós somos suscetíveis ao erro e na minha vida pública quero declarar aqui que o erro mais grave que cometi foi ter apoiado o atual prefeito nas eleições de 2012. Nós acreditamos em um projeto, assim como a maioria de nossa população acreditou, dando seu voto de confiança a ele. Mas depois das eleições, passamos a perceber que o projeto estava sendo mudado de coletivo para individual. Todo o incentivo à Agricultura, à Saúde, ao Saneamento, as promessas de emprego e renda para nosso povo não existiam mais. Nosso município se transformou em um cemitério de obras paradas e, como filho desta terra, eu não mais poderia dar consistência a um projeto contrário ao nosso povo, que humilha todos os dias a gente pobre de Coelho Neto.

 
Radar Online Notícias: A população, especialmente, a mais carente do município, tem dito que o senhor é a última esperança do município, que já não acredita em mais ninguém. Como um pré-candidato que representa os mais necessitados, os trabalhadores como os cortadores de cana e outros, poderá enfrentar os adversários que estão no lado oposto, os representantes dos grandes grupos econômicos e dos que têm parentes no Judiciário?

 
Antônio Pires: Para um trabalhador rural, galgar o mais elevado cargo do município, com todas as possibilidades reais de ser vitorioso, é preciso muita coragem para enfrentar os obstáculos. Ou seja, o primeiro passo de toda esta caminhada é ter coragem. Ao longo de minha vida, sempre precisei enfrentar todo tipo de desafio. Nunca me curvei para os poderosos, seja lutando pelos direitos dos trabalhadores rurais, seja defendendo a população na Câmara Municipal. Não é à toa que os grandes grupos econômicos instalados em Coelho Neto sempre me respeitaram durante as negociações pela liderança que exerci. Todos que me conhecem sabem que, para defender os que mais precisam, sempre tive que lutar. E não seria coerente justo agora deixar de lutar, com todas as minhas forças, para devolver ao nosso povo aquilo que vem sendo usurpado dele, ao longo dos anos.

 
Radar Online Notícias: Quais as suas propostas caso venha a ser prefeito de Coelho Neto?

 
Antônio Pires: Sempre acreditei que Coelho Neto tem jeito. É um município referência em nossa região e temos que ser referência não por densidade demográfica, mas por excelência em políticas públicas, transparência administrativa e em projetos de desenvolvimento humano e social. O povo precisa saber onde está sendo aplicado o dinheiro público, não podemos admitir essa “caixa preta”. Por isso, queremos colocar em praça pública um telão eletrônico atualizado das entradas e saída dos recursos municipais. Ao longo dos anos, tenho me especializado em negociações em defesa dos trabalhadores e não tenho duvidas que irei transformar este município em uma grande mesa de negociação com o Governo Federal e o Governo Estadual. Iremos negociar com todos os segmentos da sociedade também. Iremos criar as associações de bairro e rurais para ser em palco de debate do prefeito com a população! Vamos implantar o Orçamento Participativo, para que o povo possa gerir os recursos municipais. Irei identificar os arranjos produtivos, nossas potencialidades e qualificar a mão de obra da nossa população, com cursos técnicos e investimento pesado no empreendedorismo, criando assim um novo projeto alternativo para Coelho Neto, dando um duro golpe no desemprego em nosso município. Moramos em uma região privilegiada perto de dois grandes centros, Teresina com mais de 700 mil habitantes e São Luís, com um milhão e duzentos mil habitantes, sem falar de Chapadinha, Caxias, Timon. Estamos a 84 km da Estrada de Ferro e a 350 km do Porto do Itaqui, ou seja, localizados estrategicamente. Vamos fazer uma revolução na Agricultura, criar as cooperativas de produção e transformar nosso município em referência em produção. Iremos lutar para nosso muncípio se transformar em um Polo Educacional, implantando campos do UEMA, UFMA, já que temos IFMA e vamos ter o IEMA, com este polo vamos aquecer nossa economia e gerar emprego no município. Vamos aproveitar o nosso rio Parnaíba, nossas lagoas e trilhas. Colocaremos Coelho Neto na rota do turismo maranhense.

 
Radar Online Notícias: Para finalizar, qual a sua mensagem ao povo de nossa terra?

 
Antônio Pires: Quero dizer ao cidadão de Coelho Neto que ainda existem pessoas comprometidas com o trabalho, com a vontade de realizar e com responsabilidade. Apesar de toda descrença na classe política, é preciso fazer como a Bíblia diz: “separar o joio do trigo”. É preciso que cada filho desta terra volte a ter orgulho de Coelho Neto. Nosso povo anda de cabeça baixa, triste e cansado de tantas promessas. Mas a esperança está em nossas mãos. Peço que se juntem a nós, que nos vejam como um irmão, um homem que igual a vocês, que sempre teve as raízes fincadas aqui, que não desvio seu caminho por ambição nenhuma. Nós, juntos, podemos fazer aquilo que não foi feito. Coelho Neto tem jeito. Com todas as minhas forças, eu posso provar que sim!


 

0 comentários:

Comente Aqui